As 20 aldeias mais românticas para descobrir em Portugal

16-FEV-2020

As 20 aldeias mais românticas para descobrir em Portugal

Esqueça Paris com as suas multidões agitadas e filas intermináveis. Se quer um ambiente romântico para a próxima escapadinha, o melhor é descobrir estas aldeias portuguesas onde reina a tranquilidade e nunca há pressa. 

O conceito de "destino romântico" varia de pessoa para pessoa: enquanto uns sonham com Paris, com as suas ruas agitadas e monumentos emblemáticos, outros preferem ruas vazias e casas de xisto. Se é dos que prefere a tranquilidade de uma aldeia à agitação das grandes cidades, não precisa sair de Portugal para desfrutar de uma escapadinha romântica e tranquila em locais verdadeiramente apaixonantes.

Se está a planear umas férias românticas, um fim de semana para comemorar uma data especial ou apenas uma escapadinha de última hora com a sua cara-metade, estas são algumas das aldeias portuguesas que pode visitar.



Drave, Geoparque de Arouca

Drave é chamada de Aldeia Mágica. Sem eletricidade, água canalizada, gás, correio, telefone ou telemóvel, a aldeia é um verdadeiro encanto e lugar perfeito para se desligar do resto do mundo e se concentrar no que é verdadeiramente importante.





Dornes, Ferreira do Zêzere

Com um cenário pitoresco, Dornes destaca-se pela sua paisagem de tirar o fôlego, marcada pela Torre Templária Pentagonal. A aldeia parece saída de um romance histórico e é uma excelente opção para uma viagem romântica. 





Piódão, Arganil

A aldeia histórica de Piódão é, ainda, um tesouro escondido, motivo pelo qual é perfeita para uma escapadinha a dois. As suas casas de xisto com telhados de lousa tornam a paisagem ainda mais apaixonante.





Rio de Onor, Bragança

Rio de Onor é uma das 7 aldeias maravilha de Portugal. Na aldeia os habitantes ainda partilham os campos, os moinhos e os rebanhos, num sistema comunitário tradicional. As suas gentes utilizam um dialeto muito próprio (o rionorês), com memória e orgulho do seu passado e vaidade nas suas tradições.





Cuada, Ilha das Flores

A Cuada é o destino perfeito para quem procura o encanto bucólico, a tranquilidade e o isolamento. Aqui é possível ter os passarinhos como banda sonora, como um verdadeiro romance de época. 






Aldeia de Montesinho, Bragança

Montesinho é uma aldeia típica transmontana, com ruas bem cuidadas e casas que parecem saídas de um filme da Disney. Ideal para um passeio de mãos dadas enquanto o sol se põe.






Sortelha, Sabugal

Sortelha é uma aldeia medieval, rodeada por uma muralha que parece saída de um conto de fadas. Destaca-se pela paisagem romântica e pela torre de menagem assente num rochedo.






Santa Maria de Marvão, Portalegre

Santa Maria de Marvão é um tesouro para descobrir. O Castelo de Marvão juntamente com os jardins são um cenário perfeito para uma tarde romântica e tranquila.




  

Vilarinho de Negrões, Montalegre

Vilarinho de Negrões é uma das aldeias mais pitorescas da região Norte e um dos melhores locais para desfrutar de vistas deslumbrantes e passeios sem pressa.





Castelo Rodrigo, Guarda

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é uma boa opção para uma escapadinha romântica. O pôr do sol nas ruínas do palácio de Cristóvão de Moura é um dos pontos altos, além das deliciosas amêndoas doces confecionadas de forma artesanal.





Casal de São Simão, Figueiró dos Vinhos

A pequena aldeia, construída em quartzito, parece parada no tempo e tem uma atmosfera mágica, entre as casas que as pessoas construíram com as próprias mãos. Impossível não se apaixonar.





Azenhas do Mar, Sintra

O cenário pitoresco do casario enquadra uma pequena baía. Azenhas do Mar transformou-se num dos mais célebres postais turísticos portugueses e é o local perfeito para um pôr do sol a dois. 




Monsanto, Idanha-a-Nova

Considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, Monsanto é um local romântico para apreciar a luz colorida do pôr do sol e caminhar pelas ruas tranquilas que parecem paradas no tempo.





Talasnal, Lousã

Descobrir Talasnal representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã, com uma excelente vista para o castelo. É excelente local para carregar energias enquanto se apaixona pela paisagem envolvente.





Lindoso, Ponte da Barca

A aldeia é célebre pelo seu castelo e por ter o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica. Com uma tranquilidade avassaladora, o castelo é um excelente local para desfrutar de vistas panorâmicas que ficam ainda mais incríveis quando o sol se põe.





Curral das Freiras, Ilha da Madeira

Curral das Freiras, parece saída do filme “Música no Coração” e um dos melhores locais para ver a paisagem deslumbrante é o miradouro da Eira do Serrado.





Quintandona, Penafiel

A beleza da paisagem e da arquitetura de Quintandona saltam à vista logo à chegada. A aldeia de xisto mantém a tranquilidade e a memória de outros tempos, que encanta quem a visita.





Santa Susana, Alcácer do Sal

Considerada por muitos a “Aldeia mais bonita do Alentejo”, Santa Susana é ideal para quem procura paz e sossego. A aldeia também conhecida pelos amantes do Budismo Tibetano.





São Xisto, São João da Pesqueira

São Xisto é um local encantado sobre uma das paisagens mais românticas do país: o Douro. Nesta aldeia reina a tranquilidade que convida a passeios sem pressas. 






Estorãos, Ponte de Lima

Estorãos é uma pequena aldeia minhota onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos criando pequenos lagos e represas que tornam a paisagem encantadora. Uma velha ponte românica une as duas margens da ribeira.



Fonte: Sapo Viagens

  • Partilhar