Junta de Freguesia de Estorãos Junta de Freguesia de Estorãos

História

A Freguesia de Estorãos está a cerca de 7 km de Ponte de Lima e  distribui-se por cerca  de 1710 ha . Estorãos que é a freguesia com maior extensão do concelho de Ponte de Lima  tem  os seus limites estabelecidos pelas seguintes freguesias: A Norte a Freguesia de Cabração. A Sul a Freguesia de Arcos. A Nascente a Freguesia  de Moreira do Lima e, ainda que tangencialmente, também faz  limites  com a freguesia Sá. A Poente com a Freguesia de Arga de Cima pertencente ao Concelho de Caminha e também com Montaria pertencente ao Concelho de Viana do Castelo.

Os vestígios castrejos encontrados nesta freguesia atestam bem a sua  antiguidade. Documentalmente têm-se registos antigos, como por exemplo relativos a  1258 , em que nas inquirições de D. Afonso III, a sua igreja é citada sob a designação de “ecclesia de Asturanios”. Em 1320 ao tempo de D. Dinis a mesma igreja é referida como “ São Salvador de Asturãos” e foi taxada em 100libras.

Segundo Américo Costa,  foi abadia da apresentação dos senhores da Casa de Pentieiros. Porém, a Estatística Paroquial, de 1862, refere a casa de Bertiandos.

A Freguesia de Estorãos é uma das mais belas,  não só do concelho de Ponte de Lima, mas, também, de toda a região minhota, isso face às magnificas paisagens que se desfruta das suas terras  e dos seus encantadores cursos de água, onde o rio Estorãos assume, neste particular, o principal papel. Rio que propicia, também, uma excelente praia fluvial. Efectivamente, porque esta linda freguesia se estende desde as faldas da Serra de Arga até aos seus pontos mais elevados, que  desfruta deste privilégio da natureza. Apesar destes importantes aspectos há outras  atractividades onde o homem assume a sua responsabilidade pela sua qualidade inquestionável. Referimo-nos ao seu património arquitectónico: A Ponte Românica, a Igreja Paroquial, cruzeiros, ponte romana do Arquinho, Capela de S. João, ruínas da Bouça do Monte de Crasto e crasto em ruínas no monte Castelo, moinhos da Gramela e a azenha.   A sua ponte românica apresenta características próprias que indicam ser do século XIII.

Fontes consultadas: Dicionário Enciclopédico das Freguesias, Freguesias- Autarcas do Séc. XXI, Inventário Colectivo dos Registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos

© 2024 Junta de Freguesia de Estorãos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia